sexta-feira, 14 de março de 2008

Livro infantil: «O meu irmão tem cancro»

Um livro infantil que explica, numa «linguagem simples», o cancro aos irmãos das crianças com a doença é apresentado pela associação Acreditar, para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro.

«É uma história simples, numa linguagem simples, que retrata uma família de pai, mãe e três irmãos, dos quais um fica com cancro. Ao longo da história vai-se explicando por que é que o irmão doente tem mais atenção da mãe, por que não quer brincar, o que são os diversos tratamentos e abordando todos os sentimentos que os irmãos têm ao viver esta situação», explicou a voluntária da Acreditar Elsa Terra da Mota.

De acordo com a voluntária, os irmãos têm «um papel muito importante», porque «acompanham e distraem inconscientemente» as crianças da doença, ao contrário dos adultos.

«Os irmãos tratam o tema com mais naturalidade, encaram a queda do cabelo de uma forma mais leve e têm um papel chave no seio da família ao entenderem o que se está a passar», explicou Elsa Terra da Mota.

De acordo com a Acreditar, todos os anos surgem em Portugal cerca de 300 novos casos de crianças com cancro. A Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como objectivo principal que «as crianças com cancro tenham as mesmas oportunidades, não só de sobrevivência, mas também de conquistar a saúde psicológica e física e crescer tornando-se adultos de pleno direito».


Tal como nos diz o texto, o caracter socio-afectivo é extremamente importante pralém do caractér científico. Um apoio psicológico e afectivo por parte de familiares e amigos é essencial para que o doente tenha força interior para superar a doença sem se debilitar emocionalmente perante todo o cenário que terá de enfrentar. Faz-se um apelo para que os preconceitos que existem na nossa sociedade e para que todos os amigos e familiares de pessoas com todo o tipo de patologias os apoiem nos momentos difíceis.


www.iol.pt

Sem comentários: