OS ÓRGÃOS SEXUAIS MASCULINOS
A função biológica fundamental do sistema reprodutor é a de gerar filhos, mas dele depende também a actividade sexual.
As células reprodutoras do homem, os espermatozóides, formam-se continuamente nos testículos. Os espermatozóides são expelidos através do pénis, que durante a relação sexual aumenta e endurece para penetrar a vagina da mulher. Esta alteração, a erecção, deve-se a um forte afluxo de sangue no interior dos corpos cavernosos, formações venosas especiais constituídas por tecido esponjoso.
Em caso de estimulação sexual, as pequenas artérias que para aí levam o sangue dilatam-se, enquanto as veias efluentes se contraem, de forma que o sangue estanca no interior dos corpos cavernosos e os dilata. Os espermatozóides são canalizados ao longo de um tubo e, juntamente com as secreções da próstata e das vesículas seminais, formam o esperma, o líquido seminal, que é expelido, ou ejaculado, no momento do orgasmo, a fase máxima da excitação sexual.
A produção de espermatozóides no homem começa logo depois da puberdade, a idade do desenvolvimento sexual, e continua até uma idade avançada.
Nos testículos existem também zonas produtoras de hormonas, as células de Leydig, que são uma verdadeira glândula endócrina. É aqui que se produz a testosterona, a principal hormona masculina, responsável pelas características sexuais secundárias do homem, como o crescimento da barba e dos pêlos, o desenvolvimento de ossos e músculos, e a voz mais grossa.
Nota: o esperma é composto por uma parte líquida e nutritiva, o plasma seminal, e por células, os espermatozóides. Semelhantes a girinos microscópicos, nadam com a cauda no muco presente no útero e na trompa. Em cada ejaculação são expulsos cerca de 300 milhões de espermatozóides.
Sem comentários:
Enviar um comentário